A importância de conhecer o comportamento do seu foil.
Quantas vezes ouvimos:
- “O seu foil não funciona!”
- “Apenas fizemos a alteração do fornecedor do foil, sem realizar ajustes de máquina e funcionou bem”
- “A folha não gruda no plástico”
Certamente ouvimos muito essas respostas quando um cliente está experimentando um novo produto em comparação com um fornecedor antigo.
Embora o trabalho possa ser na mesma máquina, com o mesmo clichê etc…. Muitos decoradores realmente acreditam que a folha de estampagem é sempre a mesma coisa, comparando-a com uma mercadoria, que não possui requisitos técnicos.
Infelizmente, isso não é inteiramente verdade!
Quantas vezes vemos clientes tentando algo novo apenas trocando a folha na máquina e apertando “executar”?
Acredite ou não, quase sempre!
Existe uma grande variedade de foils disponíveis no mercado, entregue por diferentes fabricantes.
Comercialmente são indicadas de acordo com o tipo de aplicação a ser realizada.
A forma comercial como são oferecidas as fitas, não quer dizer que os produtos possuam exatamente as mesmas características e tenham o mesmo comportamento no processo de aplicação, assim sendo ocorrem pequenas variações de acordo com o fabricante que devem ser ajustadas em máquina.
Em outras palavras, 2 fabricantes de películas diferentes para atender a uma aplicação específica ainda permanecem produtos diferentes para a mesma finalidade por tantas razões:
Para a mesma aplicação, duas folhas de diferentes fabricantes, terão pequenas diferenças de comportamento em sua aplicação.
Exemplos típicos que você já pode ter encontrado :
- Na mesma temperatura uma folha pode ter um efeito arco-íris e o outro não, geralmente significa que a faixa de temperatura da folha com o arco-íris é um pouco menor que a outra.
- Linha externa da arte que possui serrilhado: a folha pode exigir mais tempo de permanência ou temperatura para a camada de liberação em comparação com a outra
- A coloração completa pode ter alguma área faltando, aumentar a temperatura e a pressão para alcançar o melhor equilíbrio.
- O simples fato de ter diferentes espessuras no PET obviamente afetará a configuração, um filme de 12 mícrons transferirá calorias mais rapidamente que o PET de 16 ou 19 mícrons.
Para minimizar possíveis problemas com a aplicação do foil, é indicado que seja verificada a ficha técnica do produto e se caso permaneça alguma dúvida, solicitar o acompanhamento de nossa equipe técnica.
Os produtos que oferecemos são qualificados e comprovados para os fins pretendidos.
Na Fitascreen, tendemos a seguir cada homologação para garantir que nosso produto seja usado adequadamente para os fins do cliente.
Não hesite em nos contatar.